convites festa 15 anos
Confira dicas de como deve ser o convite da sua festa de 15 anos
Foto: Revista Atrevida
Reportagem: Ana Carolina Giarrante

1. Convite com informações importantes

Por mais diferenciais que você queira conferir ao seu convite, não se esqueça de que ele deve cumprir dois papéis importantíssimos: dar ao convidado informações essenciais  (quem é a aniversariante, quando e onde será o evento) e definir o clima da festa, isto é, o grau de formalidade – para que as pessoas saibam o que vestir no dia. Por exemplo: se você for fazer uma festa simples, nada de preparar um convite cheio de frufrus, e vice-versa.

2. Lista de convidados

Só comece a pensar no tipo de convite, depois que tiver em mãos a lista de convidados, finalizada. Só assim você vai poder ter uma noção do quanto vai gastar com esse item. Mesmo sabendo o número de convidados, é bom encomendar (ou fazer) convites extras – de 5 a 10% a mais – para possíveisconvidados de última hora. Sim, eles sempre irão surgir.

3. Como escolher o convite ideal

Para decidir qual é o convite ideal para o seu aniversário, você precisa ter em mente qual será otipo de festa de 15 anos. Depois que resolver essa parte, pesquise modelos em sites especializados, para ter ideias. Tem pra todos os gostos – e bolsos.

4. R.S.V.P.: peça que o convidado confirme a presença 

Você já deve ter ouvido falar nisso, mas, talvez, nem imagine o que possa significar. Essas letras são uma sigla para o termo francês répondez s’il vous plaît, e significa responda, por favor.
Ou seja, é um pedido gentil, escrito no convite, para que o convidado confirme a presença. Mas, use essa opção apenas se você convidar muita gente e tiver que passar para o buffet uma prévia donúmero de convidados que comparecerão.

5. Traje para a festa de 15 anos

Caso a sua festa de 15 anos seja temática, escreva no convite de que modo os convidados deverão se vestir. Se você estiver organizando uma festa dos anos 60, por exemplo, coloque a seguinte mensagem no convite:“Traje: Anos 60”. De qualquer modo, você também poderá informar no convite que é uma festa black-tie. Isso significa que as pessoas deverão ir vestidas com roupas de festa(mulheres de vestidos curtos ou longos, e homens, de smoking).

6. Convites feitos à mão

Se a grana estiver curta, você mesma pode fazer os convites, com a ajuda da sua mãe ou de algumas amigas, primas, tias... Basta decidir o modelo e colocar a mão na massa. Uma ideia é comprar um papel bacana e imprimir o texto na sua própria impressora. Outra sugestão é usar canetas coloridas e brilhantes, ou miçangas. Nesse caso, é preciso escolher alguém que tenha uma letra bonita, e que não erre na gramática de jeito nenhum!

7. Mande fazer os convites com antecedência

Mande fazer os convites de seis a oito semanas antes da festa, caso sua festa de 15 anos tenha muitos convidados. Isso porque as empresas costumam levar de 20 a 30 dias para preparar o material. Você também tem que pensar na entrega desses convites, que deve ser feita até, no máximo, 15 dias antes do aniversário.

8. Convites em forma de lembrança

Algumas empresas oferecem convites em formato de almofada, caixinha, etc. São ideias bastante diferentes, mas tenha cuidado ao fazer essa escolha. Isso porque o convidado pode não ter o que fazer com o “convite-lembrança”.

9. Convites especiais

Além dos convites comuns, você pode preparar algumas opções diferenciadas para pessoas especiais, como para seus avós, pais, padrinho e madrinha. Se tiver 15 damas, elas também poderão receber convites personalizados. Essa é uma atitude que, com certeza, irá emocionar aqueles que são importantes para você.

10. Frase do convite de festa de 15 anos

Além das informações que não podem faltar de jeito nenhum (endereço, data e hora), seu convitetambém pode ter uma frase ou mensagem que você ache interessante. Ela normalmente serve para
“quebrar o gelo” e deixar o convidado ainda mais envolvido com o seu aniversário.

11. Nome dos pais no convite

Assim como naqueles tradicionais convites de casamento, é possível escrever o nome dos seus pais, como se eles estivessem convidando para a sua festa de 15 anos. Mas, também, é possível colocar apenas o seu nome, se você preferir.

12. Livro de assinaturas de 15 anos

Numa festa, os itens que envolvem “papelaria” vão muito além do convite. Caso a aniversariantequeira, é possível mandar fazer umlivro de assinaturas (em que os convidados assinam e deixam uma mensagem), cartões de agradecimento, banners com fotos da aniversariante, e até o cardápio do jantar. Ou seja, opções não faltam para você usar e abusar!
Fonte: “Casar – Do Planejamento à Celebração em Grande Estilo”, de Vera Simão, Anna Costa e Lúcia Barros (Mescla Editorial)